Intraempreendedorismo

03/08/2022

As organizações têm passado por muitos desafios e cada vez estão mais exigentes quanto ao perfil profissional dos seus colaboradores. E por isso as oportunidades dentro dessas empresas tornam-se muito mais competitivas, desafiadoras e inovadoras. Estamos na era da informação e ainda assim temos muitos profissionais sem qualificação e perdem oportunidades de trabalho, de crescimento e de boa remuneração. Um dos pontos  mais relevantes na aquisição de talentos nesse cenário atual, é a criatividade, capacidade de inovar e de entregar resultados de forma sustentável e com qualidade. E a pergunta é: como ser esse profissional? Aquele profissional que é curioso, que busca a informação e tem uma solução para entregar, e pode vender uma ideia inovadora para a empresa ou mercado, com certeza é um diferencial. 

A grande maioria das empresas são micro e pequenas empresas e tem uma gestão ainda muito centralizada e com gestores com pouca qualificação e baixa capacidade de gestão, a falta de estratégias  e planejamento do crescimento da organização. Essas empresas contratam profissionais, mas não acreditam que seus colaboradores são capazes de entregar resultados sem a presença deles. São gestores que sofrem muito, trabalham muito, se esforçam muito e mesmo assim o crescimento não acontecem na velocidade que eles esperam. Isso tem uma explicação: comportamento. Sim, a diferença entre os empreendedores que crescem com mais agilidade e os que demoram mais tempo segundo uma pesquisa da ONU é o comportamento em que cada um estar disposto para assumir riscos, investir em conhecimento e qualificação, contratar especialistas para seu modelo de negócio e os mesmos se tornarem mais estratégicos com foco no planejamento e gestão do negócio. 

Programa 3.0 com Rose Santos | Convidada: Nádia Rodrigues - Consultora - Sebrae


O intraempreendedorismo é uma forma de minimizar erros e maximizar resultados nas organizações rumo ao futuro desejado. O profissional que tem a visão de crescimento e se prepara para o mercado, pode atuar dentro dessas organizações que têm gestores centralizadores e fazer um processo de inovação e desenvolvimento do negócio sem precisar ser um empreendedor e abrir seu negócio próprio.  

A inovação é importante, mas entender a dinâmica de cada organização e saber exatamente o que fazer, como fazer e quando fazer, conforme o ambiente e cultura no qual estar inserido é imprescindível. A tomada de decisão não é do intraempreendedor, mas é uma conexão de interesses entre gestor e profissional onde cada um tem seu papel bem definido e o crescimento acontece de forma sustentável e com um clima organizacional agradável e de confiança.


Rose Santos | Especialista em RH e Gestão Comportamental.

Rose Santos RH Consultoria e Negócios LTDA
(63) 99207-4810 | rosesantos.rhconsultoria@gmail.com
TV Manaus, 141, Cidade Nova - Marabá-PA 
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora